Embalagem engana!
Sabe o que é isopor? É aquele material bem branco, (ou colorido na foto acima) com um pouco de brilho, que está assolando o Brasil.
Antigamente, quando a gente comprava queijo fatiado na hora na padaria ou mercado, ele era entregue entre duas folhas de papel encerado. Agora, porém, vem em uma bandeja de isopor coberta por filme de plástico.
Os mercados querem reforçar a impressão de higiene e que o queijo é fresco, estéril, apesar da máquina e os funcionários estarem ali manipulando diversas coisas ao mesmo tempo. É enganoso–não garante uma higiene maior, é simplesmente pior para o meio-ambiente.
É reciclável?
Se você fizer uma busca na internet para ISOPOR e RECICLÁVEL, verá que isopor pode ser reciclado, em princípio, mas requer uma máquina especial que a maioria de municípios no Brasil não tem. Não é economicamente viável reciclar isopor na maioria do casos. Isopor não deve ser jogado fora junto com o lixo reciclado para coleta seletiva. Há postos ecológicos na cidade de São Paulo onde supostamente há coleta de isopor para reciclagem (alguém pode confirmar? Já viu?).
Isopor usado para embalagem desnecessária
Abriu um novo horti-fruti no meu bairro, e a localização é muito conveniente, entre meu apartamento e meu escritório, mas tantas coisas são embaladas em isopor! Verduras, frutas, bolos feitos na padaria da loja, etc. Até vi figo roxo dentro de uma caixa de papelão típica colocada sobre uma bandeja de isopor, e ainda por cima embalado no filme de plástico!
Apesar da conveniência, faço minhas compras no horti-fruti que fica mais longe, ou na feira (que, infelizmente, não oferece verduras orgânicas.)
Hoje meu marido comprou uma caixa de pêssegos amarelos para mim no Oba Horti-fruti. Os primeiros do ano (ADORO pêssego!!!). Fiquei espantada ao ver que, dentro da caixa, cada pêssego estava embalado em uma luva de isopor!!! O que aconteceu com o papel ao redor de cada pêssego? Por que não usar papel reciclado ou reciclável, ou pelo menos biodegradável?
Não é necessário acondicionar tudo em isopor. Branco não é mais limpo. As verduras e frutas são as mesmas. Simplesmente cria mais lixo que não degrada e acaba em aterro sanitário.
E isopor afeta a saúde?
Estudos do Conselho Nacional de Pesquisa do Reino Unido concluíram que isopor pode causar câncer se colocado em contato com comida. O branco não é apenas não limpo, é carcinogênico! Por que comida orgânica é tão frequentemente vendida em bandejas de isopor? Comemos comida orgânica para evitar agrotóxicos carcinogênicos e prejudiciais à saúde.
O que podemos fazer, politicamente?
Aqui em São Paulo, a prefeitura tentou abolir sacolas de plástico nos supermercados. Era necessário levar uma sacola reutilizável para o supermercado, ou apostar na disponibilidade de caixas de papelão na saída da loja. Mas a maioria das pessoas que conheço usa estas sacolas de plástico do supermercado para o lixo doméstico. Acabam tendo que comprar sacolas de lixo do mesmo tamanho para este fim. O que a prefeitura (e Brasil todo) deve fazer é abolir o uso de isopor para embalagem quando papelão ou papel servem. Já foi abolido para comida em algumas regiões.
O que podemos fazer, individualmente?
- Não compre comida acondicionada em isopor quando há uma alternativa.
- Reclame para a administração do mercado onde você faz compras sobre o uso excessivo de isopor como embalagem
- Na feira, não aceite frutas embaladas em isopor. Quando compra pêssegos acondicionados em uma caixa de papelão, não jogue fora a caixa! Leve a caixa de volta para a feira toda semana para acondicionar maçã, pera, caqui, qualquer outra fruta que viria em uma bandeja de isopor.
- Lave as bandejas de isopor e leve-as de volta para os feirantes, que podem usá-las novamente. Custam dinheiro, e nenhum feirante recusou um presente de bandeja limpa até agora.
- Guarde as luvas de isopor para colocar nas garrafas de vidro (azeite, vinagre, cerveja) durante a próxima compra, para evitar a quebra delas nas sacolas.
Você tem outras sugestões? Conte-as nos comentários abaixo.
Deixe uma resposta